Linhas de Pesquisa

 

Linha 1

Geração e Caracterização de Matéria-Prima

Técnicas convencionais e avançadas para geração e análises de matérias primas, biocombustíveis e co-produtos. Seleção e melhoramento de genótipos. Zoneamento agro-climático e interação com genótipos. Definição e manejo dos sistemas de produção e sua inserção nas cadeias produtivas. Avaliação do potencial de matérias primas anuais e perenes. Caracterização de matérias primas para produção de biocombustíveis através de técnicas fisico-químicas, biológicas e outras. Projeto e desenvolvimento de equipamentos para uso das matérias primas. Sistemas de armazenamento e estabilidade de matérias primas.

 

Linha 2

Produção de Biocombustíveis e Co-Produtos

Processos geradores de energia a partir de recursos renováveis. Seleção e caracterização de microorganismos degradadores de biomassa. Produção, caracterização e otimização de catalisadores para a produção de biocombustíveis. Avaliação e otimização de rotas tecnológicas para a produção de biocombustíveis. Síntese e otimização de processos associados à produção de biocombustíveis. Desenvolvimento de novas tecnologias para valorização e uso de co-produtos. Desenvolvimento de processos alternativos de purificação e pré-tratamento de matérias-primas e co-produtos.

 

Linha 3

Uso e Controle de Qualidade dos Biocombustíveis

Estabilidade e armazenamento de biocombustíveis. Qualidade de biocombustíveis de acordo com especificações técnicas nacional e internacional. Metodologias analíticas não convencionais para avaliação de biocombustíveis e otimização de procedimentos convencionais. Normalização de metodologias analíticas para biocombustíveis e coprodutos ou derivados. Desempenho e durabilidade de motores de combustão interna estacionário, veiculares e de máquinas agrícolas. Medição de emissões regulamentadas e não regulamentadas. Geração distribuída de energia elétrica. Célula combustível, turbinas a gás, a vapor e sistemas híbridos com outras fontes renováveis de energia. Geração de energia térmica. Potencial e projeção de demanda e outras aplicações industriais e agrícolas dos biocombustíveis

 

Linha 4

Impactos Ambientais e Sócio-Econômicos

Processos de aproveitamento e tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos. Processos avançados de tratamento de efluentes líquidos, como: biológicos, físico-químicos, químicos, físicos e fotocatalíticos. Tratamento e monitoramento de efluentes gasosos. Caracterização de partículas em correntes de efluentes gasosos. Avaliação de riscos e acidentes. Avaliação socio-economica. Estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira de processos e produtos. Legislações ambientais e sociais.